Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Saúde - Sida



Descobertos anticorpos que abrem caminho a vacina contra Sida

Uma equipa de cientistas descobriu dois anticorpos naturais que bloqueiam 90 por cento das estirpes do vírus VIH, abrindo caminho a uma vacina eficaz contra a Sida.

São dois anticorpos que podem prevenir que a maioria das estripes de HIV infectem as células humanas.
A investigação, financiada por dinheiros públicos e conduzida pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, descobriu dois potentes anticorpos humanos que em laboratório deram bons resultados na luta contra o vírus.
Além de estarmos perante o potencial esboço de uma vacina, o método utilizado pelos cientistas para descobrir estes anticorpos pode vir a ser aplicado para isolar anticorpos terapêuticos para outras doenças infecciosas.
Os dois anticorpos foram descobertos no sangue de um individuo seropositivo e, a partir daí, foram isolados e refinados em laboratório.
Os cientistas usaram uma proteína de HIV-1 modificada de forma a só reagir com os anticorpos específicos ao lugar onde o vírus se liga à célula. Ou seja, neste ambiente sob total controlo das variáveis, os anticorpos tiveram o poder de derrotar o vírus.
Desta conclusão saiu uma imagem - que pode ser vista na revista Science desta sexta-feira - da estrutura atómica do anticorpo onde se pode ver o lugar preciso onde o HIV começa a ser destruído.
É com base nesta imagem que agora se pode desenhar o edifício que um dia pode dar lugar à construção de uma vacina.